quarta-feira, 31 de outubro de 2007

MAS EU ME MORDO DE CIÚMEEEEEE - O PASSADO!


El passado - Cena do filme com Vera



"As mulheres não gostam do ciúme do homem que não amam, porém lhes desagrada bastante que o homem amado não demonstre algum ciúme." (Ninon de Lenclos)


Confesso que já fui muito ciumenta, mas isso foi em um passado bem distante...bem bem distante. Não gostava de sentir, mas ele vinha sem avisar, sem hora marcada e tomava conta dos meus sentimentos e me enchia de raiva, desilusão , sofrimento. Tudo na vida é um aprendizado e levei um "baita" troco. Eu não havia tido namorados ciumentos, até encontrar a primeira e espero ultima experiência de ser vitíma de ciúmes doentio , excessivo. Sempre passei segurança para namorados e pude perceber que naquele caso o problema era totalmente dele, desculpe, mas era sim, TOTALMENTE insegurança e falta de auto-estima . E quem mais sofreu com isso tudo ? EU!!!!

É tudo muito irônico, namorei aqui no Brasil um americano que não sentia ciúmes NENHUM, eu reclamava , parecia falta de interesse, parecia não se preocupar comigo, sentia como se faltasse amor, sentimento verdadeiro. O engraçado disso tudo que quando fui morar nos EUA, comecei a namorar um brasileiro , ( americano no Brasil e brasileiro na América, rs ) sim senti na pele o fracasso do ciúmes, o sofrimento de ser acusada pelo que não fazia, mas sim na cabecinha dele. Morávamos juntos , assim que cheguei em Los Angeles dividimos apartamento e começamos a namorar. Me apeguei muito a ele, no início parecia ser muito calmo, carinhoso, meigo, mas depois de um tempo, começou a revelar suas fraquezas e inseguranças. Tinhamos um nextel e em algumas vezes o sinal não funcionava, motivo para achar que eu havia desligado o telefone para esconder algo dele. A única coisa que eu conseguia fazer sozinha era trabalhar, mesmo assim ele ligava para o restaurante aonde trabalhava pra saber se eu realmente estava por lá. Muitas vezes quando saíamos juntos , se alguém olhasse pra mim , eu quem levava a culpa, dizia que eu quem estava paquerando, dando mole. Ele ficava muito nervoso, agressivo e me falava coisas horríveis, fantasiava situações, via coisa aonde não tinha. Cheguei ao ponto de ter medo de olhar pra frente, mas mesmo assim tentava ajudar e alertar que o ciúme dele era um grande problema que poderia prejudica-lo em todos seus relacionamentos.Olhava sempre tudo com óculos de aumento, os quais engrandecian as coisas pequenas, agigantavam os anões e assim , fazia que suas suspeitas parecerem verdadeiras. Pra ele era uma verdade e ponto final. O ciúmes muito intenso é sinal de dificuldades emocionais, isso é fato. Até artigos sobre ciúme eu procurava na internet, imprimia e fazia ele ler. Mas esse problema vai muito além e é muito mais complexo do que apenas ler artigos sobre o assunto.


Esses dias fui assistir o filme " El passado" com (Gael García Bernal) o Rimini. um jovem tradutor que termina o casamento de 12 anos com Sofia sua primeira namorada. O filme acompanha o relacionamento do protagonista não somente com a ex-mulher, mas também com a modelo Vera e Carmem .

Essa modelo Vera me fez lembrar do meu passado , por vezes eu senti raiva de assistir as cenas. " Como ela me lembrou alguém que conheço" Me fez despertar a agonia que senti, o pesadelo que passei. O ciúme doentiu dela no filme era exatamente louco e estúpido como desse meu ex-namorado. Não estou aqui escrevendo para falar mal de um relacionamento, mas sim pra desabafar, porque até hoje me chateio em lembrar. Talvez esteja precisando mesmo escrever, assim desabafo. Não consigo entender o porque aguentei por tanto tempo, porque aceite, porque tentei ajudar alguém que não queria ajuda. A minha experiência nos EUA foi completamente monitorada, vigiada, administrada . Acreditam que até programa espião ele colocou no meu computador, sabia de todas minhas senhas, todos os sites que visitava, tudo que escrevia ficava gravado no PC. Esse programa gravava até as minhas conversas no telefone fixo. O pior disso tudo que nunca dei motivo, nunca se quer me interessei ou olhei pra outra pessoa. Apenas sei que sofri e paguei por traições e erros que não cometi .

Um coisa aprendi sobre isso, que o ciúmes é o pior dos monstros criados pela imaginação. Ele destrói paixão, amor, amizade, relacionamentos. Vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo. Mas mesmo assim acredito que algum nível de ciúmes é necessário em todo relacionamento. Todos nós, alguma vez, já o sentimos, já senti bastante, hoje sinto pouco.. As pessoas costumam dizer que o ciúmes é o tempero do amor, aquela pitada que o incrementa, mostrando que o interesse mútuo permanece aceso. Acho sim que a presença de ciúmes é saudável nas relações . O ciúmes serve como um sensor, uma medida da segurança que se sente na relação. Sua ausência, tanto quanto seu excesso, pode prejudicar o relacionamento. Então o sinta com moderação, se sentir com exagero, alguma coisa esta errada com você! Os relacionamentos já estão complicados demais pra deixarmos que esse problema seja mais um...esse é mais simples de resolver. Então resolva, SACO!

Nenhum comentário: