sábado, 27 de setembro de 2008

Nem Sexo frágil, Nem Sexo Fácil...






Pensa que é fácil ser mulher ? Além de hoje a mulher ter mil tarefas a fazer, o desafio do mercado de trabalho, cuidar da casa, cuidar dos filhos, estar bonita para o marido, arrumar tempo pra malhar...te parece fácil?

Ok, você concorda que não, que bom...agora imagina além de todos os desafios do dia-dia a mulher ter que aguentar o assédio, é na feira, no shopping, no transito, no elevador, na padaria, na igreja, no consultório médico e por ai vai..a mulher pode ser feia, gorda, magra, linda, simples o que for..todas são assediadas.


Cheguei no ponto LIMITE, parece tão normal que ninguém mais reclama . Mas ocorreu comigo um tipo de assédio inaceitável ( como todos deveriam ser). Eu com o dedo quebrado vou ao consultório procurar cuidado, atenção, profissionalismo , ética e por ai vai...sem mesmo perceber a gente busca valores o tempo todo, seja de quem for, como for, onde for...


Um médico que não te conhece na primeira consulta lhe beija no rosto para de despedir? Bom, talvez sim, talvez eu esteja sendo radical, chatinha demais...Ok, deixamos passar...


Na segunda consulta, retornei e na despedida novamente o tal beijo em minha direção...OPS...o sentido agora veio ao meio, ao meio da minha boca. É isso mesmo, sem vergonha na cara Dr Juliano ( nome verdadeiro) se despediu me pedindo um beijo na boca e me chamando de maravilhosa. UAU que legal um médico bonito e simpático tentou me beijar...sei que muita gente pensaria assim, mas pra mim foi um ato nojento, essa é a palavra..eu estava ali buscando cuidado e por um descontrole sexual desse Doutor fui assediada...minha resposta e esquiva foi negativa de imediato. Mas e ai? fica por isso mesmo? Sai do hospital sem entender, ainda não havia me caido a ficha, a dor do meu dedo quebrado não me deixava ainda pensar..dentro no carro voltando pra casa , parei e pensei, confesso que me deu uma crise de riso ... meu deus! que situação constrangedora eu passei, isso é tão estranho que chega ser cômico, fiquei imaginando minha cara, minha expressão, queria ter me visto nessa cena .


Tomei a decisão que muitas deveriam fazer, enviei um email para o hospital contanto o fato e entreguei uma carta em mãos da administradora do hospital. Com toda certeza ele ira negar, pode não dar em nada, mas que ele agora vai pensar antes de assediar alguma paciente, isso ele vai. Me senti violentada...é sim uma violência, ainda mais em situação aonde estava fragilizada e precisando de ajuda.


Definindo o assédio sexual


Assédio sexual é um tipo de coerção de caráter sexual praticada por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico. O assédio sexual caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado, com fundamento em sexismo.

Geralmente a vítima do assédio sexual é a mulher, embora nada garanta que ele também não possa ser praticado contra homens, homossexuais ou não. Do mesmo modo o agressor pode ser homem (mais comum) ou mulher.
No Brasil o assédio está assim definido na lei número 10224, de 15 de maio de 2001: "Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função."
No âmbito laboral, não é necessário que haja uma diferença hierárquica entre assediado e assediante, embora normalmente haja. A Organização Internacional do Trabalho define assédio sexual como “atos, insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes, desde que apresentem uma das características a seguir:



a) Ser uma condição clara para manter o emprego;
b) Influir nas promoções da carreira do assediado;
c) Prejudicar o rendimento profissional, humilhar, insultar ou intimidar a vítima.

Preste atenção!

Passar cantada e insistir não é coisa natural de homem?
Essa é outra balela dessa tal cultura de gênero. Homens e mulheres
são absolutamente iguais. São seres humanos, cuja única diferença é no
corpo.
A cultura de que “homem sempre está à procura de sexo” e que “mulher
difícil é mulher mal cantada”, nada mais é do que uma invenção social. Isso
nada tem de natural.
A verdade é que nem todos os homens cometem assédio sexual ou
qualquer outra violência contra a mulher. Apenas alguns cometem esses
atos, e nada há que possa justificar tal comportamento.



Lamentável...

Eliana Malizia

3 comentários:

O bom e velho Duds disse...

uma vez, há muitos anos, eu ainda estava no colégio quando a professora pediu para fazer uma redação e deu o tema: A sua liberdade termina quando começa a do outro.

Na época a frase soou estranha para um garoto de nove, dez anos. Mas acredite, agradeço por ter conhecido ela tão cedo. Pois ela faz parte ta minha vida e nunca mais a esqueci.

Acho que infelizmente, nem todo mundo teve a oportunidade de conhecer a tal frase. E se teve, simplesmente não tem caráter suficiente para respeitá-la, seja em casa, no trabalho, com os amigos ou com quem sequer conhece.

Fez bem, Li!

Daniel disse...

Oi Eliana,
Achei um coment seu de meses atras em outro blog sobre o meu blog. Fui te visitar ontem e gostei do seu material. Fiz um marketing do seu no meu, passa, leia, coment.
Beijos de Londres.
Se precisar de uma faxina basta dizer.
Dan
www.sembolso.blogspot.com

Lúcia BL disse...

hehe, olha o que o daniel escreveu sobre o 100 malícias:

http://sembolso.blogspot.com/2008/10/foto-roubada.html

beijoenorme