terça-feira, 3 de junho de 2008

Meu olhar na Maratona





São paulo, 1 de junho .


Domingo chuvoso, preguiçoso...dia de ficar até mais tarde na cama..dia pra não fazer nada o dia todo. Mesmo assim venci a preguiça e levantei cedo...meio atrasada, correndo me arrumei pra ir de bicicleta participar da maratona internacional de são paulo. Fui pedalando a a largada ( 8km da minha casa) foi na nova Ponte, próximo a Espraiadas. Haviam poucos ciclistas, a maioria treinadores acompanhando alguns atletas, logo que cheguei já fiquei feliz, ver aquela imensidão de pessoas juntas, correndo, dando o melhor de si, superando dores, frio...vento e a garoa que incomodava. Me emociona ver tanta gente praticando saúde , é uma energia muito boa...pessoas que se cuidam, se gostam, se amam e por isso estão lá desafiando o limite do seu corpo, procurando sempre fazer o melhor tempo . No meio de tanta gente pude presenciar várias situações...o atleta com dor parando a competição...pessoas correndo com a postura completamente errada e tênis impróprio pra corrida, marido e mulher juntos..treinadores guiando atletas com deficiência visual. Por partes sentia a tensão das pessoas..muitos super concentrados , sérios e focados apenas em chegar ao final , mas muitos gritavam, cantavam, até conversavam sobre a queda do dólar e a bolsa de valores, ou vi conversas de todos os tipos, mulheres falando mau de homens, turma de amigos comentando sobre a próxima corrida...nossa quanto entusiasmo. Vou dizer que nunca havia visto tanta gente fazer xixi na rua ao mesmo tempo...ninguém se preocupava em mostrar as partes intimas..era pipi pra cá, pipi pra lá o tempo todo, mas olhei discretamente... isso não é novidade pra mim...risos. Mulheres não vi..talvez usaram os banheiros químicos, ou fizeram nas calças?


Engraçado foi ver o trânsito de motoristas em algumas partes do percurso. Olhavam assustados como quem diz " quanta gente louca, correndo na chuva " AHHHH, ai que eles se enganam, loucos são eles , que coragem pegar trânsito em pleno Domingo e ainda por cima engordando, dirigir carro não perde calorias, causa estresse e por isso ainda causa mais fome...muitos ali deviam estar indo comer aquela macarronada de domingo com a família, pode ter certeza!! Nada contra, também cometo o pecado da gula , mas ao menos prático atividades. No Brasil o indice do sedentárismo ainda é muito grande, por isso fiço o comentário , “Mudar o estilo de vida do brasileiro é o maior desafio” .


Mas voltando a maratona...o mais interessante de tudo aconteceu aos 14km, encontrei um senhor atleta que brecou sua corrida e começou a caminhar. Olhei pra ele e motivei com palavras " vamos, vamos, não para de correr, continua trotando, mesmo devagar" Ele pediu então pra que eu o estimulasse pedalando ao lado dele, e assim foi até os 26km, ele se apresentou , Deosete Vasconcellos, 61 anos, ex boxeador, contou sobre suas lutas, sobre as aulas de boxe que deu em Cuba, e o mais emocionante de tudo...ele estaria completando a 44º prova. Encherguei nele um exemplo de vida, esforço, dedicação, auto-estima, amor pelo próprio corpo. Ele me disse que com a idade dele, era consciente de seus limites e que a corrida pra ele era uma grande luta, chegar até o final era vencer seu maior rival ...a chegada. Algumas vezes ele parava pra caminhar, descansar..levava com ele uvas passas e energéticos em gel. Poxa, como foi interessante conhecer Deosete. Quando segui o percurso sozinha, ele me agradeceu contente, disse que havia o ajudado muito, que teria mais uma história pra contar...É Deosete, eu também agora tenho outra história pra contar e melhor, tenho ainda um bom exemplo pra levar pro resto da minha vida. Me despedi de Deosete nos e continuei pedalando "sozinha", fazia muiiiito tempo que não pedalava e confesso que teve horas que subidinhas eram desafiantes e não foi fácil, ...mesmo assim as pessoas motivavam também os ciclistas..pois vi alguns parando de pedalar e caminhando, empurrando a bicicleta. Não tenho vontade de correr 42km, gosto das provas de 10km, esta no meu limite , dentro do meu prazer pela corrida, depois disso as dores começam se manifestar de forma chata, incomoda.


Por fim, cheguei...música alta, muitas pessoas assistindo os atletas chegarem, batendo palmas...esperando seus conhecidos...parentes, amigos. pessoas se abraçando...mutios emocionados, atletas agradecendo seus treinadores...muitos chegando mancando , machucados mas a superação pra muitos falou mais alto. Achei lindo quando uma senhora aparentemente com seus 55 anos abraçava seu marido e seu filho que a esperava. Eles deram um abraço forte , pude perceber o orgulho... ela disse exausta " isso é coisa de doido, não é pra mim" provavelmente foi a primeira maratona que participava. Que bonita cena...quanta energia pude presenciar...como valeu a pena vencer a manhã do domingo chuvoso, poder acrescentar tantos bons exemplos para minha vida. De lá fui comemorar a minha " maratona ciclistica" risos... fui ao show da Macy Gray no parque Villa Lobos, venci mais um desafio, estava cansada e com frio, mesmo assim fui pedalando até lá..e valeu muito a pena...a maratona terminou com boa música, estilosa, sensual e estigante...dei até uma dançadinha para aquecer o corpo e mais ainda o coração. Como é bom sentir o nosso corpo, me sinto viva e feliz.

Um comentário:

Running Brazil !!!!!!! disse...

Parabéns, ótimo blog, ótimo post.

Só não fui na maratona pq era meu níver..

depois confere o meu :

http://runningbrazil.blogspot.com/